segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Cartel

Manaus vive a eterna gangorra especulativa em seus postos de gasolina, o pior de tudo é que nós os consumidores, nos sentimos sós e indefesos nesta briga, não sei onde esta a ANP, o CADE e por ultimo a Câmara de Vereadores de nossa cidade, não temos nenhuma ação concreta contra a gangorra de preços praticadas nos combustíveis em nossa cidade, qualquer um sabe que se trata de cartel.
Vamos a alguns fatos que estão estampados e ninguém consegue nos dar uma explicação plausível para o assunto.
Durante anos a gasolina em Manaus foi vendida como uma variação entre R$ 2,30 a R$2,40, e no fim do ano passado, sem nenhum anuncio do governo sobre aumento, os postos sobre alegação de pagar o 13° Salario de seus funcionários, e desde o mês de dezembro o teto foi estipulado para exorbitantes R$ 2,69 e até hoje permanece por ai.
Nunca foi tocada para frente, nenhuma investigação da Câmara dos Vereadores de Manaus, em relação a este problema, não sabemos quanto custa o produto na refinaria, qual a margem de lucro dos postos, estes alegam que não da lucro ter posto de combustível em Manaus, imaginem se fosse lucrativo, todo mês abre mais um posto em algum lugar de Manaus.
Quanto ao preço do combustível saindo da refinaria, enxergo outro problema grave, a refinaria entrega combustível através de dutos para 3 distribuidoras, Shell, Texaco e BR sendo que a BR distribui para as outras duas, reparem onde esta a caixa preta da coisa, alguem já viu a descida dos preços ser iniciada por um posto BR, sabemos sim que a rede BR junto com a Shell sempre puxam o preço para cima, nota-se que uma empresa de capital mixto, que é minha e sua e de outros acionista lesa nós que somos "donos".
Os postos de gasolina são dominados por grandes redes, concentrando poder nas mãos de poucos, onde esta o poder concedente e o CADE que nada faz para combater tal prática, todo mundo sabe que a maioria dos posto de bandeira Shell, pertence a família Sabba, e eles sempre exorbitam os preços.
Por ultimo fica o apelo, nenhum empresário passa uns 10 dias ou mais vendendo a R$ 2,19 sem que esse não esteja auferindo lucro, ninguém pratica dumping geral, senão seria dumping contra si próprio, então se existe venda a R$ 2,19 e por que o combustível pode ser vendido a este preço ou um pouco mais caro, e essa variação constitui Cartel, com a palavra os poderes públicos.

Cartel é uma forma de oligopólio em que empresas legalmente independentes, geralmente atuantes do mesmo setor, promovem acordos entre si para promover o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços. Uma forma muito conhecida de cartel é combinação de preços feita entre as empresas praticantes, onde o preço é manipulado minimizando as chances da concorrência leal. Isso geralmente não dura muito, por conflitos de interesses.

Temos que corrigir a Wikipedia, pois aqui em Manaus o Cartel dura muito e parece que ainda vai durar bastante.



domingo, 18 de outubro de 2009

Internet x Sua Namorada

Venho escrever no auge de minha insonia o primeiro post do Blog, para falar de tecnologias que chegaram, as que ficaram para trás, e também para poder trocar idéias e comentários com outros amigos Blogueiros.
Hoje no momento, a ferramenta que mais me fascina é o Twitter, nele posso me divertir, me informar, aprender, desaprender, evoluir como intelectual baré ou ficar mais burro, afinal de vez em quando a gente lê e vê cada baboseira na Net, mas faz parte, assim é a Internet.
Agora gostaria de salientar que este post estreante é 50% para amigos internautas e 50% para minha namorada, servirá ele para desmistificar que, a internet é apenas uma ferramenta para conquistar a pessoa ideal.
A internet serve para informar e desinformar, assim construindo uma massa de seres pensantes, que usam a rede para constituir pensamentos e opiniões, desta forma digo para minha namorada:
Meu MSN é apenas para amigos VIPs, ou seja aqueles que eu falo cara a cara e que no momento não se encontram no mesmo ambiente físico que o meu.
Orkut é uma tecnologia que ficou para trás, eu nuca mais atualizei, vi ou fui visto por ninguém, o bom disso é que não mais brigamos, por causa da invenção turco.
O twitter é sensacional, la consigo ser visto por bastante gente, e vejo também muitas pessoas interessantes e legais, salientando que não existe no Twitter praticas de MSN, ou seja la trocamos idéias, sem o necessário protocolo de conhecimento (qual é seu nome? onde tu mora? o que faz da vida?) o objetivo do Twitter é bem maior e mais edificante, e acima de tudo informativo.
Por fim espero que compreendas por que passo horas no PC, é para crescer, evoluir, aprender e melhorar, assim poder ser alguem melhor para você e para mim mesmo.
Essa é a minha futuro tudo na minha vida....Iza Te Amo